Pular para o conteúdo principal

O temor ao Senhor

Olá pessoal!! Hoje vou deixar com vocês uma forte mensagem do pastor Ricardo Santos, que Deus ministre ao seu coração!! Fiquem com Deus e até próxima! : )



O temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Pv 1.7; 9.10). Isso quer dizer que se alguém quer ser sábio, esperto e inteligente, deve temer ao Senhor (Pv 2.1-6; 3.1-8). Sem o temor de Deus a pessoa só fará idiotices, burrices, coisas que a destruirão e lhe trarão sentimento de arrependimento. Pv 28.14; 5.9-13.

Temer a Deus é aborrecer o mal (Pv 8.13; 14.16; 16.6). Aborrecer é odiar, ter aversão, detestar, enojar, repudiar, abusar (como diz o cearense). O que é mal? Provérbios 8.13a diz: “a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa aborreço”, e a lista é apenas exemplificativa.

Você sempre pensa em Deus em toda e qualquer situação e lembra-se de algum versículo bíblico (Sl 119.105), de alguma Escritura (Jo 5.39), antes de tomar uma atitude e a toma calcado na Palavra de Deus – isso é temer a Deus. Como disse a tia do Missionário R. R. Soares: “Se um pássaro pousa numa árvore e você o espanta, ele voltará, mas se você atirar-lhe uma pedra, ele saberá que ali há perigo e não se arriscará a voltar, mesmo que você não o acerte”. Assim sucede quando das ciladas do diabo, das tentações, das persuasões dos homens, das seduções do mundo na sua vida e você tem o temor do Senhor. Use a Palavra (mesmo que não conheça toda a Bíblia e nem o versículo correto para aquela situação) e aja como filho (a) de Deus, convertido, fiel.

O temor do Senhor é como um freio que acionamos (ou que é acionado pelo Espírito Santo através da Palavra em nosso coração – Rm 8.14) na hora do ataque do mal ou diante do pecado. Você poderia fazer, às vezes até queria fazer, mas não o faz, pisa no freio, se afasta, aborrece aquilo, por causa de Deus, por causa da sua fé e do seu compromisso com o Senhor (Gn 39.9c – como fez José).

Veja o exemplo da falta de temor de Cam (Cão) ao ver seu pai nu: Gn 9.20-22. Compare a atitude dele com a de seus irmãos: v.23.

Quanto mais obediente você for ao que o seu coração mandar pelo Espírito Santo, mais temor você terá, mais sábio será, e mais alegrias alcançará. Pv 10.27; 14.26,27; 19.23

O temor do Senhor pode ser comparado ao respeito, porém é mais do que este, haja vista a diferença nas conseqüências de um e de outro. Além do que o respeito prevê a moralidade e a legalidade, mas para quem tem o temor, além de ser legal e moral, tem que ser espiritual (bíblico).

Quando dizemos que alguém perdeu o temor é só imaginar um triângulo que começa a rodar dentro de um quadrado. A princípio dói (Rm 7.15-19), causa atrito, mas se forçado começa a gastar as arestas até que gira livremente sem incomodar. Não há mais dor, freio, luta interior, deixa de existir o chamado “peso na consciência” (I Tm 1.19). Alguns chegam a ter a consciência cauterizada, ou seja, estão tão longe de Deus e de seus preceitos que não sentem mais nada, quase que como os animais (I Tm 4.2).

Talvez você me pergunte: Pastor Ricardo Santos, como faço para temer a Deus a cada dia mais, não perder o temor do Senhor e não me desviar do caminho da santidade?

Minha resposta vem através de duas histórias na ordem das respectivas perguntas:

1-     Uma pessoa coloca o relógio para despertar às 7 da manhã. No primeiro dia ela levanta-se imediatamente ao toque do despertador e vai para o trabalho. Assim procede por vários dias e semanas, mas um belo dia bate a preguiça, ou, pelo hábito de acordar sempre naquele horário, faz o cálculo e percebe que se correr um pouco pode se dar ao luxo de ficar mais 5 minutos na cama. Pronto, decide desligar o despertador e cochila mais 5 minutos. Depois, vendo que deu certo e gostando da experiência, fica 10 minutos mais. E assim acontece sucessivamente ao longo dos meses sempre aumentando esse tempo. Até que um dia ela desliga o relógio sem perceber, continua dormindo, perde a hora, não vai trabalhar e é demitida.

Nota: Para temer a Deus mais e mais obedeça sempre e na hora a direção do Espírito Santo. Mandou orar, ore. Jejuar, jejue. Perdoar, perdoe. Pedir perdão, peça. Fugir, fuja. Correr, corra. Não fazer, não faça. Fazer, faça. E tudo isso de pronto!

2-     Uma pessoa vai tomar café quente e queima a língua. A outra o toma fervendo, tirado do fogo, como se diz em Minas, e sente prazer, sem se queimar.

Moral da História: Para não perder o temor de Deus continue sempre sensível à direção do Senhor, tenha intimidade com Ele e seja obediente. Comece com as pequenas coisas da vida em que Deus te orienta e você pode demonstrar fidelidade e prontidão, para não acontecer dEle falar e você não ouvir, tocar e você não sentir, como aquele que cauterizou a língua e tornou-se insensível à quentura do café.

Pra terminar. Sabe por que as pessoas gritam quando estão discutindo e os casais sussurram quando estão namorando? Porque no primeiro caso o coração está tão longe que é preciso gritar para o outro ouvir. No segundo caso, há tanta proximidade e intimidade, atenção e cumplicidade que o sussurro é não só ouvido, mas compreendido e atendido!
TEMA AO SENHOR!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A resposta em forma de música

É, leitor do LpD! Não sei se é assim com você, mas um grande desafio que enfrento é abafar a minha vontade para que a Vontade do Pai seja feita. Nem sempre nossa alma se conforma com o fato de que os planos de Deus são INFINITAMENTE melhores do que os nossos, aí vem uma frustração que entristece de verdade. Se você está passando por uma situação parecida, digo algo de coração, de quem está no mesmo time: vale a pena esperar pelo agir do Senhor. Vale mesmo, irmão. Até aqui Ele nos tem sustentado, com uma visão que vai além da nossa e com livramentos que não podemos sequer narrar. Orando hoje, clamei pelo socorro do alto e, há pouco, encontrei uma música de que já nem lembrava mais. Creio que é a resposta de Deus para esse momento e a prova de que esse dilema não é exclusividade minha, ou sua. Outras vezes já pude perceber que aquilo que Jesus faz é o melhor, ainda que eu não entenda direito. Conclusão: porque sou tão pequenina assim, vou ficar quietinha no colo de Deus, sei qu...

Não faça nada sem a direção de Deus

“... e demora-te lá até que eu te diga...” Mateus 2.13 É muito importante que, em cada passo que nós dermos, consultemos ao Senhor, Lhe pedindo a direção certa. Pedindo a Ele que nos diga o que fazer, para onde ir, e nas nossas decisões, buscar de Deus se Ele nos diz sim ou não; pare ou prossiga. No caso de José, esposo de Maria, Deus lhe disse para ele esperar, até que fosse a hora certa para prosseguir. Então José fez o que Deus lhe orientara e, tudo ocorreu bem. Davi consultou ao Senhor, perguntando Lhe o que fazer; se ia ou não para a guerra. Então consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Perseguirei eu a esta tropa? Alcançá-la-ei? E lhe disse: Persegue-a, porque decerto a alcançarás e tudo libertarás. 1 Samuel 30:8 Se você estudar os versículos seguintes, você verá que Davi fez o que o Senhor lha mandara e, saiu vencedor da batalha, tudo por, parar e pedir a Deus o que fazer. Às vezes precisamos parar por um minuto, esquecer de tudo e, se perguntar: E...

Como namorar corretamente

Quando eu era jovem e solteiro, tive a felicidade de ter sido instruído por meus pais e pastores acerca do namoro cristão. Aprendi que, para ser abençoado no casamento, é preciso começar certo, tendo um namoro de acordo com a vontade do Senhor (Rim 12.1,2), pois “… aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” (1 Go 2.17). Aprendi que há três fases muito importantes num relacionamento afetivo: namoro, noivado e casamento. O namoro é a fase em que o futuro casal se conhece e, por isso, deve conversar, conversar, conversar… O noivado é o período de preparação para o casamento, isto é, a união do casal propriamente dita. Sei que, para muitos, o que eu vou dizer aqui parecerá ultrapassado, arcaico e rígido demais para esse tempo em que prevalecem influências filosóficas como relativismo, hedonismo, egoísmo, imediatismo e narcisismo. Mas espero ajudar pelos menos os jovens realmente interessados em glorificar a Deus em tudo (1 Com 10.31). O que é o namoro? Confunde-se, h...