Pular para o conteúdo principal

Fofoca

Olá pessoal, hoje iremos ver sobre fofoca, vi esse tópico no site ipródigo, e achei muito interessante que, Ray Ortlund nos mostra como a fofoca é um pecado grave, que pode destruir relacionamentos e a comunhão, e deve ser tratado.



Fiquem com Deus! : )

P.: Quais são os deveres exigidos no nono mandamento?

R.: Os deveres exigidos no nono mandamento são: conservar e promover a verdade entre os homens e a boa reputação de nosso próximo… desejar e ter regozijo pela sua boa reputação… receber prontamente boas informações a seu respeito e rejeitar as que são maldizentes.


Assim diz o Catecismo Maior de Westminster. A própria Bíblia é muito clara sobre a fofoca, provavelmente porque somos tão inclinados a ela.


Senhor, quem habitará no teu santuário?Quem poderá morar no teu santo monte?
Aquele que não lança calúnia contra o seu próximo.
Slm 15:1,3


Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que ele detesta:
aquele que provoca discórdia entre irmãos.
Pv 6:16,19


Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo. Levítico 19.16, ARA


Irmãos, não falem mal uns dos outros. Tiago 4.11


Procure resolver sua causa diretamente com o seu próximo, e não revele o segredo de outra pessoa. Pv 25:9


Deus os entregou a uma disposição mental reprovável… São caluniadores. Rm 1:28,29


Existem muitas passagens bíblicas confrontando a fofoca. O testemunho de Deus contra esse pecado é poderoso.


O que é fofoca? Não é necessariamente falsa informação. Calúnia é falsa. Fofoca talvez inclua informação verdadeira, e talvez por isso a fofoca nem sempre pareça pecaminosa. O que torna algo pecado é, primeiro e mais importante, que Deus diga que é pecado. Mas a fofoca espalha o que pode incluir informação correta para diminuir outra pessoa. Não é assim que pessoas se comportam quando estão vivendo no poder da graça de Deus.


Fofoca é nossa sombria excitação moral procurando desesperadamente por gratificação. A fofoca faz-nos sentir importantes e necessários, enquanto declaramos nossas opiniões. Faz-nos sentir incluídos ao saber das últimas notícias. Faz-nos sentir poderosos ao diminuir alguém, especialmente alguém de quem temos inveja. Faz-nos sentir justos, mesmos responsáveis, ao pronunciar alguém como culpado. A fofoca pode fazer com que nos sintamos bem de diversas maneiras. Mas segundo a carne, não o Espírito.


Adultério também é um pecado sério, e provavelmente alguém deveria ser disciplinado na igreja. Mas eu nunca vi uma igreja se dividir devido ao pecado de adultério. Fofoca é um pecado raramente disciplinado, mas frequentemente mais socialmente destrutivo que os pecados sensacionais.


A fofoca deixa um grande rastro de devastação onde e como acontece – conversa, e-mail, blog, YouTube. Ela erode a verdade e destrói a unidade. Cria um ambiente social de suspeita, quando todo mundo deve ser perguntar se o que está sendo dito pelas costas e se as aparências de amizade são sinceras. Ela arruína reputações conseguidas com esforço, com armas covardes, porém eficazes, de inverdades. Manipula pessoas para que escolham lados, quando nenhuma ação do tipo é necessária ou benéfica. Libera os poderes sombrios da transferência psicológica, fazendo violência ao fofoqueiro, àquele que recebe a fofoca, e à pessoa contra quem se fala. Faz o Corpo de Cristo parecer-se com o Corpo do Anticristo – destrói ao invés de curar. Exaure as energias que, de outra forma, devotaríamos ao testemunho positivo. Ela rouba de nosso Senhor a igreja que ele merece. Ela expõe a hostilidade em nossos corações, e tira o crédito do Evangelho aos olhos do mundo. Então, nos perguntamos por que não vemos mais conversões, por que o “solo é tão duro”.


O que devemos fazer quando uma conversa começa a caminhar para a fofoca? Devemos imediatamente desafiar o pecado: “Ei amigo, desculpe interromper, mas isso é fofoca. Temos um trato agora. Essa conversa está em suspenso até que você chame _______, e então você possa dizer a ele o que você acha que deveria dizer na frente dele. Eu quero ser testemunha dessa conversa, mas não participarei da fofoca. O que você prefere fazer?”. Amy Carmichael estabeleceu essa regra em sua declaração de missão: “[Falar] nunca sobre, sempre para”.


“Tudo seja feito para a edificação da igreja” (1 Coríntios 14.26). Portanto, vamos sempre nos perguntar: “essas palavras que saem da minha boca, ou vêm de meu teclado – elas edificam? Estou sendo construtivo? Se a pessoa sobre quem discuto estivesse aqui comigo nesse momento, como sua presença mudaria no que digo?”.


“Não se deixem enganar… caluniadores não herdarão o Reino de Deus. Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus” (1 Coríntios 6.9-11).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A resposta em forma de música

É, leitor do LpD! Não sei se é assim com você, mas um grande desafio que enfrento é abafar a minha vontade para que a Vontade do Pai seja feita. Nem sempre nossa alma se conforma com o fato de que os planos de Deus são INFINITAMENTE melhores do que os nossos, aí vem uma frustração que entristece de verdade. Se você está passando por uma situação parecida, digo algo de coração, de quem está no mesmo time: vale a pena esperar pelo agir do Senhor. Vale mesmo, irmão. Até aqui Ele nos tem sustentado, com uma visão que vai além da nossa e com livramentos que não podemos sequer narrar. Orando hoje, clamei pelo socorro do alto e, há pouco, encontrei uma música de que já nem lembrava mais. Creio que é a resposta de Deus para esse momento e a prova de que esse dilema não é exclusividade minha, ou sua. Outras vezes já pude perceber que aquilo que Jesus faz é o melhor, ainda que eu não entenda direito. Conclusão: porque sou tão pequenina assim, vou ficar quietinha no colo de Deus, sei qu...

Não faça nada sem a direção de Deus

“... e demora-te lá até que eu te diga...” Mateus 2.13 É muito importante que, em cada passo que nós dermos, consultemos ao Senhor, Lhe pedindo a direção certa. Pedindo a Ele que nos diga o que fazer, para onde ir, e nas nossas decisões, buscar de Deus se Ele nos diz sim ou não; pare ou prossiga. No caso de José, esposo de Maria, Deus lhe disse para ele esperar, até que fosse a hora certa para prosseguir. Então José fez o que Deus lhe orientara e, tudo ocorreu bem. Davi consultou ao Senhor, perguntando Lhe o que fazer; se ia ou não para a guerra. Então consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Perseguirei eu a esta tropa? Alcançá-la-ei? E lhe disse: Persegue-a, porque decerto a alcançarás e tudo libertarás. 1 Samuel 30:8 Se você estudar os versículos seguintes, você verá que Davi fez o que o Senhor lha mandara e, saiu vencedor da batalha, tudo por, parar e pedir a Deus o que fazer. Às vezes precisamos parar por um minuto, esquecer de tudo e, se perguntar: E...

Como namorar corretamente

Quando eu era jovem e solteiro, tive a felicidade de ter sido instruído por meus pais e pastores acerca do namoro cristão. Aprendi que, para ser abençoado no casamento, é preciso começar certo, tendo um namoro de acordo com a vontade do Senhor (Rim 12.1,2), pois “… aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” (1 Go 2.17). Aprendi que há três fases muito importantes num relacionamento afetivo: namoro, noivado e casamento. O namoro é a fase em que o futuro casal se conhece e, por isso, deve conversar, conversar, conversar… O noivado é o período de preparação para o casamento, isto é, a união do casal propriamente dita. Sei que, para muitos, o que eu vou dizer aqui parecerá ultrapassado, arcaico e rígido demais para esse tempo em que prevalecem influências filosóficas como relativismo, hedonismo, egoísmo, imediatismo e narcisismo. Mas espero ajudar pelos menos os jovens realmente interessados em glorificar a Deus em tudo (1 Com 10.31). O que é o namoro? Confunde-se, h...