Pular para o conteúdo principal

Para Que Serve a Boca?

“As benignidades do SENHOR cantarei perpetuamente; com a minha boca manifestarei a tua fidelidade de geração em geração” (Salmo 89.1).


Ninguém fala por acaso. Segundo o Senhor Jesus, o homem fala do que está cheio o coração (Lucas 6.45). É possível conhecer as pessoas a partir do que elas falam. Quem reclama da vida, culpa os outros pelos seus insucessos e fala da vida alheia mostra o conteúdo do seu coração. O mesmo ocorre com quem é positivo: está sempre alegre, vivendo acima dos problemas e dos ataques dos invejosos. Essas pessoas fazem amigos por onde passam. Todos gostam de estar do lado de quem é simpático e feliz, não é verdade?

O nosso problema hoje não é o diabo – pois ele foi derrotado por Jesus –, mas a nossa boca. Ela tem o poder de nos edificar ou de nos destruir (Provérbios 18.21). Se alimentarmos o nosso coração com a Palavra de Deus, teremos uma boca saudável. Se o nutrimos com ressentimentos, mágoas, ódio e demais pecados, teremos uma confissão negativa, improdutiva, a qual machucará muita gente. Somos invariavelmente o que falamos, por isso, a boca deve ser usada somente para abençoar, tanto a nós quanto outras pessoas. Quando a usamos para o bem, plantamos sementes que, certamente, darão bons e preciosos frutos, os quais nos ajudarão muito. Por outro lado, podemos estar certos de que, se a utilizarmos para difamar o próximo, prejudicar quem quer que seja, enfim, fazer o mal, formaremos parceria com o inimigo e amargaremos o fruto dessa insensatez (Tiago 3.7-12).

O salmista deu uma dica para ter uma boca abençoada, afirmando que a usava como instrumento de adoração a Deus, cantando as benignidades dEle. É bom dedicá-la ao louvor do Senhor, pois, assim, nós a doutrinamos para falar coisas boas. O louvor deve acontecer por causa de Cristo, daquilo que Ele nos ensina, faz por nós ou por outros indivíduos, assim, nós Lhe agradamos e edificamos o nosso coração. Se não temos motivos para glorificá-lO por algo que nos foi feito – embora sempre tenhamos –, devemos fazer isso por aquilo que foi realizado em favor de alguém.

A mulher sábia representa quaisquer filhos do Altíssimo, os quais devem usar a boca somente para construir. Quem a utiliza para destruir é estúpido. A lição é fácil de ser aprendida, mais ainda de ser praticada. Ao atendermos ao ensino do Santo Espírito, tornamo-nos vencedores. O que nos levará à vitória é o que sair dos nossos lábios.

Use sua boca para manifestar a fidelidade de Deus, o qual cumpre todas as Suas promessas (Lucas 1.37). Quem dá a Ele o verdadeiro louvor é aceito como fiel testemunha. Já a pessoa que não cumpre a Palavra, mas A exalta como verdadeira, está mentindo. É preciso viver as promessas de Deus e usufruir delas, para glorificá-lO de geração em geração.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Comentários

  1. olha as pessoas acreditam que o diabo é nosso problema,mas não é,ele foi derrotado por Jesus na cruz do calvario,mas nós devemos cuidar doque falamos porque a nossa boca ela pode nos condenar,pois quando falamos algo é porque acreditamos nisso,então cuidado com oque dizemos para não sermos condenados pela nossa boca,obrigado a voces todos
    um grande abraço,fiquem com Deus

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre este post!

Selecione um tipo de perfil em "Comentar como:".

Postagens mais visitadas deste blog

A resposta em forma de música

É, leitor do LpD! Não sei se é assim com você, mas um grande desafio que enfrento é abafar a minha vontade para que a Vontade do Pai seja feita. Nem sempre nossa alma se conforma com o fato de que os planos de Deus são INFINITAMENTE melhores do que os nossos, aí vem uma frustração que entristece de verdade. Se você está passando por uma situação parecida, digo algo de coração, de quem está no mesmo time: vale a pena esperar pelo agir do Senhor. Vale mesmo, irmão. Até aqui Ele nos tem sustentado, com uma visão que vai além da nossa e com livramentos que não podemos sequer narrar. Orando hoje, clamei pelo socorro do alto e, há pouco, encontrei uma música de que já nem lembrava mais. Creio que é a resposta de Deus para esse momento e a prova de que esse dilema não é exclusividade minha, ou sua. Outras vezes já pude perceber que aquilo que Jesus faz é o melhor, ainda que eu não entenda direito. Conclusão: porque sou tão pequenina assim, vou ficar quietinha no colo de Deus, sei qu...

Não faça nada sem a direção de Deus

“... e demora-te lá até que eu te diga...” Mateus 2.13 É muito importante que, em cada passo que nós dermos, consultemos ao Senhor, Lhe pedindo a direção certa. Pedindo a Ele que nos diga o que fazer, para onde ir, e nas nossas decisões, buscar de Deus se Ele nos diz sim ou não; pare ou prossiga. No caso de José, esposo de Maria, Deus lhe disse para ele esperar, até que fosse a hora certa para prosseguir. Então José fez o que Deus lhe orientara e, tudo ocorreu bem. Davi consultou ao Senhor, perguntando Lhe o que fazer; se ia ou não para a guerra. Então consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Perseguirei eu a esta tropa? Alcançá-la-ei? E lhe disse: Persegue-a, porque decerto a alcançarás e tudo libertarás. 1 Samuel 30:8 Se você estudar os versículos seguintes, você verá que Davi fez o que o Senhor lha mandara e, saiu vencedor da batalha, tudo por, parar e pedir a Deus o que fazer. Às vezes precisamos parar por um minuto, esquecer de tudo e, se perguntar: E...

Como namorar corretamente

Quando eu era jovem e solteiro, tive a felicidade de ter sido instruído por meus pais e pastores acerca do namoro cristão. Aprendi que, para ser abençoado no casamento, é preciso começar certo, tendo um namoro de acordo com a vontade do Senhor (Rim 12.1,2), pois “… aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” (1 Go 2.17). Aprendi que há três fases muito importantes num relacionamento afetivo: namoro, noivado e casamento. O namoro é a fase em que o futuro casal se conhece e, por isso, deve conversar, conversar, conversar… O noivado é o período de preparação para o casamento, isto é, a união do casal propriamente dita. Sei que, para muitos, o que eu vou dizer aqui parecerá ultrapassado, arcaico e rígido demais para esse tempo em que prevalecem influências filosóficas como relativismo, hedonismo, egoísmo, imediatismo e narcisismo. Mas espero ajudar pelos menos os jovens realmente interessados em glorificar a Deus em tudo (1 Com 10.31). O que é o namoro? Confunde-se, h...