Pular para o conteúdo principal

Música Gospel no Brasil


A música gospel brasileira passa por mudanças cada vez maiores. Novos ritmos aparecem, diferentes das tradicionais canções que marcaram gerações de evangélicos, como os louvores “calminhos” de Ozéias de Paula, Sérgio Lopes, Cristina Mel e muitos outros, numa época em que o que hoje é chamado de gospel (junção no inglês God spell, palavra de Deus) ainda era a "música dos crentes". Há alguns anos, as “músicas de fogo” de Cassiane, Elaine de Jesus e outras sacudiram muitos cristãos e dividiram espaço com bandas e cantores de rock gospel, como Oficina G3, Catedral e, mais tarde, PG, ex-vocalista do Oficina.

Mas hoje, novos ritmos aparecem, ou ganham destaque, no cenário gospel: o axé, o pop rock, o calipso e o pagode.Esses ritmos, marginalizados dentro do próprio meio evangélico, hoje ganham cada vez mais espaço nas igrejas e rádios cristãs. Lázaro, ex-integrante do Olodum, ganhou o Brasil com o axé gospel de canções como “Oh Glória” e “Eu sou de Jesus”. Em Belém e em diversas capitais brasileiras, multidões de todas as faixas etárias foram aos shows do cantor.

Lázaro




Mas existem as exceções: Régis Danese, com o estilo louvor de “Faz um milagre em mim”, conquistou não apenas cristãos, mas também não-cristãos.“Faz um milagre em mim” ou “Como Zaqueu”, título mais conhecido pelo público, também ganhou versões em outros ritmos: no pagode, na voz do Pique Novo e, mais recentemente, no brega.Outro gênero inovador na gospel music é o que canta Mylla Karvalho, ex-vocalista da banda Cia do Calipso. Após aceitar Jesus, há dois anos, a cantora continua no calipso, ritmo que a consagrou, mas as letras já não são mais as mesmas: uma mostra é seu grande sucesso “Te Escolhi”.

Mylla Carvalho




Mesmo com as novidades, outros cantores já consagrados também tem seu lugar fiel junto a esse público tão heterogêneo: Fernanda Brum inovou mais uma vez com a canção “Cura-me”, uma composição forte e que traz um clipe impactante, todo gravado em tons pastéis. O Ministério de Louvor Diante do Trono mantém a perfeição musical que os consagrou, com o CD Príncipe da Paz, e está se preparando para gravar seu 12º trabalho. Fernandinho, que iniciou a carreira com melodias lentas e louvores agora investe no pop rock com o sucesso “Dançar na chuva”, que arrastou a multidão no último show do cantor em Belém.
Isso sem falar de Pedro Geraldo, mas conhecido como PG, que lançou no fim de 2008 o CD “Eu sou Livre”, uma mistura de rock pesado com baladas: “Quem sou eu?” e “meu Universo” já constituem sucesso de público e de crítica. E as cantoras Damares, com o louvor de fogo "Sabor de mel" e Soraya Moraes, vencedora do Grammy Latino de 2008, com "Som da Chuva" remetem aos ritmos mais escutados por cristãos de outras gerações, com pequenas variações modernas nos arranjos das letras.

Fernandinho




A despeito de tamanha diversidade musical, o público evangélico permanece fiel às músicas que louvam a Deus. Essas mesmas músicas também cativam outros públicos, como católicos e espíritas, e muitos outros que, independente do ritmo, desejam expressar a alegria e o sentimento de servir ao Senhor, pois a música gospel se diferencia das músicas seculares por trazer mensagens positivas e expressar sentimentos profundos e angústias do ser humano. O objetivo, porém, é um só, é homogêneo: render adoração a Deus, o criador do Universo.

Fonte: www.gospelhomeblog.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A resposta em forma de música

É, leitor do LpD! Não sei se é assim com você, mas um grande desafio que enfrento é abafar a minha vontade para que a Vontade do Pai seja feita. Nem sempre nossa alma se conforma com o fato de que os planos de Deus são INFINITAMENTE melhores do que os nossos, aí vem uma frustração que entristece de verdade. Se você está passando por uma situação parecida, digo algo de coração, de quem está no mesmo time: vale a pena esperar pelo agir do Senhor. Vale mesmo, irmão. Até aqui Ele nos tem sustentado, com uma visão que vai além da nossa e com livramentos que não podemos sequer narrar. Orando hoje, clamei pelo socorro do alto e, há pouco, encontrei uma música de que já nem lembrava mais. Creio que é a resposta de Deus para esse momento e a prova de que esse dilema não é exclusividade minha, ou sua. Outras vezes já pude perceber que aquilo que Jesus faz é o melhor, ainda que eu não entenda direito. Conclusão: porque sou tão pequenina assim, vou ficar quietinha no colo de Deus, sei qu...

Não faça nada sem a direção de Deus

“... e demora-te lá até que eu te diga...” Mateus 2.13 É muito importante que, em cada passo que nós dermos, consultemos ao Senhor, Lhe pedindo a direção certa. Pedindo a Ele que nos diga o que fazer, para onde ir, e nas nossas decisões, buscar de Deus se Ele nos diz sim ou não; pare ou prossiga. No caso de José, esposo de Maria, Deus lhe disse para ele esperar, até que fosse a hora certa para prosseguir. Então José fez o que Deus lhe orientara e, tudo ocorreu bem. Davi consultou ao Senhor, perguntando Lhe o que fazer; se ia ou não para a guerra. Então consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Perseguirei eu a esta tropa? Alcançá-la-ei? E lhe disse: Persegue-a, porque decerto a alcançarás e tudo libertarás. 1 Samuel 30:8 Se você estudar os versículos seguintes, você verá que Davi fez o que o Senhor lha mandara e, saiu vencedor da batalha, tudo por, parar e pedir a Deus o que fazer. Às vezes precisamos parar por um minuto, esquecer de tudo e, se perguntar: E...

Como namorar corretamente

Quando eu era jovem e solteiro, tive a felicidade de ter sido instruído por meus pais e pastores acerca do namoro cristão. Aprendi que, para ser abençoado no casamento, é preciso começar certo, tendo um namoro de acordo com a vontade do Senhor (Rim 12.1,2), pois “… aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” (1 Go 2.17). Aprendi que há três fases muito importantes num relacionamento afetivo: namoro, noivado e casamento. O namoro é a fase em que o futuro casal se conhece e, por isso, deve conversar, conversar, conversar… O noivado é o período de preparação para o casamento, isto é, a união do casal propriamente dita. Sei que, para muitos, o que eu vou dizer aqui parecerá ultrapassado, arcaico e rígido demais para esse tempo em que prevalecem influências filosóficas como relativismo, hedonismo, egoísmo, imediatismo e narcisismo. Mas espero ajudar pelos menos os jovens realmente interessados em glorificar a Deus em tudo (1 Com 10.31). O que é o namoro? Confunde-se, h...