Pular para o conteúdo principal

Emprego tem, o que falta é mão-de-obra qualificada


No país onde mais de 10% da população economicamente ativa está desempregada, sobram vagas por falta de qualificação.

A pesquisa-sondagem apontou que metade das empresas industriais no Brasil tem problemas relacionados à falta de qualificação profissional A maior queixa dos empreendimentos é a falta de programas específicos para o aprimoramento. Com a escassez de profissionais treinados, mais de 70% das empresas criam alguma política de retenção dos funcionários. Desde a valorização do salário aos benefícios "extra contracheque".

Muitos problemas são causados por falta de profissionais preparados. As dificuldades atingem principalmente as pequenas empresas. Cerca de 60% delas enfrentam algum problema. Na Região Centro-Oeste 64% dos grupos de negócios aponta a falta de qualificação como um tema preocupante. Quando o assunto entra nos segmentos de mercado, os setores que apresentam mais problemas são: álcool (76%), vestuário (75%), outros equipamentos de transporte (71%), indústrias extrativas (71%), maquinas e equipamentos (70%) e veículos automotores (67%).A falta de qualificação pode acontecer em maior ou menor escala dentro das empresas. Segundo a sondagem da CNI, 68% das empresas disseram que a área de produção é a mais atingida pela ineficiência de serviço.

Em 2007 mais de 90 mil vagas de empregos no Brasil não foram ocupadas pela falta de profissionais qualificados. Esta foi a conclusão da pesquisa Demanda e Perfil dos Trabalhadores Formais no Brasil, divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O estudo aponta que sobrarão 25 mil vagas na indústria química e petroquímica, mais de 23 mil na indústria de produtos de transporte, 21 mil na indústria de produtos mecânicos, e mais de 20 mil vagas na indústria extrativista mineral.

Para o presidente do (Ipea), Marcio Pochmann, o Brasil vive em uma contradição, uma vez que existem aproximadamente nove milhões de brasileiros em busca de emprego. Para Pochman, a oferta de empregos é fruto de um crescimento econômico constante apresentado pelo País nos últimos anos. Porém, a falta de mão-de-obra qualificada demonstra incapacidade de planejamento.

No início deste ano, vagas como de analistas de sistemas, mecânicos de ar condicionado e refrigeração e supervisores de produção foram alguns exemplos profissões carentes de gente qualificada. Há 202 vagas de emprego em aberto.

Em meio a este contexto, mais de 80% das grandes empresas tomaram a iniciativa de envestir em plano de carreira, proporcionando cursos de qualificação por meio de parcerias a exemplo da empresa (.....) ou cursos universitários contribindo integral ou parcialmente com os custos.


Fontes: Gov do Estado de São Paulo / Radioagência Notícias do Planalto
Cofecon – Conselho Regional de Economia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A resposta em forma de música

É, leitor do LpD! Não sei se é assim com você, mas um grande desafio que enfrento é abafar a minha vontade para que a Vontade do Pai seja feita. Nem sempre nossa alma se conforma com o fato de que os planos de Deus são INFINITAMENTE melhores do que os nossos, aí vem uma frustração que entristece de verdade. Se você está passando por uma situação parecida, digo algo de coração, de quem está no mesmo time: vale a pena esperar pelo agir do Senhor. Vale mesmo, irmão. Até aqui Ele nos tem sustentado, com uma visão que vai além da nossa e com livramentos que não podemos sequer narrar. Orando hoje, clamei pelo socorro do alto e, há pouco, encontrei uma música de que já nem lembrava mais. Creio que é a resposta de Deus para esse momento e a prova de que esse dilema não é exclusividade minha, ou sua. Outras vezes já pude perceber que aquilo que Jesus faz é o melhor, ainda que eu não entenda direito. Conclusão: porque sou tão pequenina assim, vou ficar quietinha no colo de Deus, sei qu...

Não faça nada sem a direção de Deus

“... e demora-te lá até que eu te diga...” Mateus 2.13 É muito importante que, em cada passo que nós dermos, consultemos ao Senhor, Lhe pedindo a direção certa. Pedindo a Ele que nos diga o que fazer, para onde ir, e nas nossas decisões, buscar de Deus se Ele nos diz sim ou não; pare ou prossiga. No caso de José, esposo de Maria, Deus lhe disse para ele esperar, até que fosse a hora certa para prosseguir. Então José fez o que Deus lhe orientara e, tudo ocorreu bem. Davi consultou ao Senhor, perguntando Lhe o que fazer; se ia ou não para a guerra. Então consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Perseguirei eu a esta tropa? Alcançá-la-ei? E lhe disse: Persegue-a, porque decerto a alcançarás e tudo libertarás. 1 Samuel 30:8 Se você estudar os versículos seguintes, você verá que Davi fez o que o Senhor lha mandara e, saiu vencedor da batalha, tudo por, parar e pedir a Deus o que fazer. Às vezes precisamos parar por um minuto, esquecer de tudo e, se perguntar: E...

Como namorar corretamente

Quando eu era jovem e solteiro, tive a felicidade de ter sido instruído por meus pais e pastores acerca do namoro cristão. Aprendi que, para ser abençoado no casamento, é preciso começar certo, tendo um namoro de acordo com a vontade do Senhor (Rim 12.1,2), pois “… aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” (1 Go 2.17). Aprendi que há três fases muito importantes num relacionamento afetivo: namoro, noivado e casamento. O namoro é a fase em que o futuro casal se conhece e, por isso, deve conversar, conversar, conversar… O noivado é o período de preparação para o casamento, isto é, a união do casal propriamente dita. Sei que, para muitos, o que eu vou dizer aqui parecerá ultrapassado, arcaico e rígido demais para esse tempo em que prevalecem influências filosóficas como relativismo, hedonismo, egoísmo, imediatismo e narcisismo. Mas espero ajudar pelos menos os jovens realmente interessados em glorificar a Deus em tudo (1 Com 10.31). O que é o namoro? Confunde-se, h...