Olá pessoal!! Hoje vou deixar com vocês uma forte mensagem do pastor Ricardo Santos, que Deus ministre ao seu coração!! Fiquem com Deus e até próxima! : )
“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Pv 1.7; 9.10). Isso quer dizer que se alguém quer ser sábio, esperto e inteligente, deve temer ao Senhor (Pv 2.1-6; 3.1-8). Sem o temor de Deus a pessoa só fará idiotices, burrices, coisas que a destruirão e lhe trarão sentimento de arrependimento. Pv 28.14; 5.9-13.
Temer a Deus é aborrecer o mal (Pv 8.13; 14.16; 16.6). Aborrecer é odiar, ter aversão, detestar, enojar, repudiar, abusar (como diz o cearense). O que é mal? Provérbios 8.13a diz: “a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa aborreço”, e a lista é apenas exemplificativa.
Você sempre pensa em Deus em toda e qualquer situação e lembra-se de algum versículo bíblico (Sl 119.105), de alguma Escritura (Jo 5.39), antes de tomar uma atitude e a toma calcado na Palavra de Deus – isso é temer a Deus. Como disse a tia do Missionário R. R. Soares: “Se um pássaro pousa numa árvore e você o espanta, ele voltará, mas se você atirar-lhe uma pedra, ele saberá que ali há perigo e não se arriscará a voltar, mesmo que você não o acerte”. Assim sucede quando das ciladas do diabo, das tentações, das persuasões dos homens, das seduções do mundo na sua vida e você tem o temor do Senhor. Use a Palavra (mesmo que não conheça toda a Bíblia e nem o versículo correto para aquela situação) e aja como filho (a) de Deus, convertido, fiel.
O temor do Senhor é como um freio que acionamos (ou que é acionado pelo Espírito Santo através da Palavra em nosso coração – Rm 8.14) na hora do ataque do mal ou diante do pecado. Você poderia fazer, às vezes até queria fazer, mas não o faz, pisa no freio, se afasta, aborrece aquilo, por causa de Deus, por causa da sua fé e do seu compromisso com o Senhor (Gn 39.9c – como fez José).
Veja o exemplo da falta de temor de Cam (Cão) ao ver seu pai nu: Gn 9.20-22. Compare a atitude dele com a de seus irmãos: v.23.
Quanto mais obediente você for ao que o seu coração mandar pelo Espírito Santo, mais temor você terá, mais sábio será, e mais alegrias alcançará. Pv 10.27; 14.26,27; 19.23
O temor do Senhor pode ser comparado ao respeito, porém é mais do que este, haja vista a diferença nas conseqüências de um e de outro. Além do que o respeito prevê a moralidade e a legalidade, mas para quem tem o temor, além de ser legal e moral, tem que ser espiritual (bíblico).
Quando dizemos que alguém perdeu o temor é só imaginar um triângulo que começa a rodar dentro de um quadrado. A princípio dói (Rm 7.15-19), causa atrito, mas se forçado começa a gastar as arestas até que gira livremente sem incomodar. Não há mais dor, freio, luta interior, deixa de existir o chamado “peso na consciência” (I Tm 1.19). Alguns chegam a ter a consciência cauterizada, ou seja, estão tão longe de Deus e de seus preceitos que não sentem mais nada, quase que como os animais (I Tm 4.2).
Talvez você me pergunte: Pastor Ricardo Santos, como faço para temer a Deus a cada dia mais, não perder o temor do Senhor e não me desviar do caminho da santidade?
Minha resposta vem através de duas histórias na ordem das respectivas perguntas:
1- Uma pessoa coloca o relógio para despertar às 7 da manhã. No primeiro dia ela levanta-se imediatamente ao toque do despertador e vai para o trabalho. Assim procede por vários dias e semanas, mas um belo dia bate a preguiça, ou, pelo hábito de acordar sempre naquele horário, faz o cálculo e percebe que se correr um pouco pode se dar ao luxo de ficar mais 5 minutos na cama. Pronto, decide desligar o despertador e cochila mais 5 minutos. Depois, vendo que deu certo e gostando da experiência, fica 10 minutos mais. E assim acontece sucessivamente ao longo dos meses sempre aumentando esse tempo. Até que um dia ela desliga o relógio sem perceber, continua dormindo, perde a hora, não vai trabalhar e é demitida.
Nota: Para temer a Deus mais e mais obedeça sempre e na hora a direção do Espírito Santo. Mandou orar, ore. Jejuar, jejue. Perdoar, perdoe. Pedir perdão, peça. Fugir, fuja. Correr, corra. Não fazer, não faça. Fazer, faça. E tudo isso de pronto!
2- Uma pessoa vai tomar café quente e queima a língua. A outra o toma fervendo, tirado do fogo, como se diz em Minas, e sente prazer, sem se queimar.
Moral da História: Para não perder o temor de Deus continue sempre sensível à direção do Senhor, tenha intimidade com Ele e seja obediente. Comece com as pequenas coisas da vida em que Deus te orienta e você pode demonstrar fidelidade e prontidão, para não acontecer dEle falar e você não ouvir, tocar e você não sentir, como aquele que cauterizou a língua e tornou-se insensível à quentura do café.
Pra terminar. Sabe por que as pessoas gritam quando estão discutindo e os casais sussurram quando estão namorando? Porque no primeiro caso o coração está tão longe que é preciso gritar para o outro ouvir. No segundo caso, há tanta proximidade e intimidade, atenção e cumplicidade que o sussurro é não só ouvido, mas compreendido e atendido!
TEMA AO SENHOR!!!
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre este post!
Selecione um tipo de perfil em "Comentar como:".